O gramado só se mantem belo com a correta manutenção. Vamos considerar alguns pontos que são importantes para todos os tipos de gramas.
- Verifique a altura da poda indicada na sua variedade e siga a indicação. A poda incorreta prejudica o gramado.
- Adubação semestral, as melhores épocas são no verão em meados dezembro ou fevereiro e no começo do inverno entre Junho e Julho, com formulas semelhantes ao N.P.K 20.05.20 ou Uréia a quantidade média é de 20(vinte) gramas por metro quadrado.
Fique de olho nas pragas mantendo-as sob controle!
- Algumas vezes, chame um técnico para vistoriar;
- A Grama Esmeralda raramente terá praga;
- A cobertura é indicada no outono, e em caso de revitalização, use material indicado ou preparado especialmente , sempre nas espessuras de 1 a 3 cm no máximo.
Poda
A poda é muito importante, pois fortalece o gramado. Dependendo da espécie, a grama cresce mais rapidamente ou mais lentamente. Em geral, aquelas indicadas para climas quentes crescem mais rápido. Devem, portanto, serem podadas com freqüência. A necessidade de poda pode ser verificada pelo tamanho das folhas. Em geral, ao atingirem 2 a 3cm já podem ser podadas.
Adubação
É preciso garantir nutrientes para o gramado. Além de material orgânico, o solo precisa de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Isso é feito através da adubação orgânica e/ou química. Aqui, todo cuidado é pouco, pois o adubo pode queimar as folhas. Por isso, quando a adubação é feita, o gramado deve ser muito regado. Pode-se utilizar 20g, por exemplo, de NPK ( uma combinação de material orgânico e fertilizantes ) para cada m2 de área gramada.
Sob árvores, a dosagem deve ser dobrada. O recomendável é contar com serviços de profissionais, que saberão executar o serviço sem causar danos à grama. Geralmente, a adubação é feita na primavera, mas também varia de acordo com cada espécie.
O sucesso do gramado depende de como você prepara o solo para recebê-lo.
- Remova todos os entulhos e ervas daninhas;
- Considere a textura do solo e faça uma análise para definir detalhadamente a correção e adubação;
- Após tudo isso, não deixe descompactado. Nivele corretamente o terreno e faça a medição da área para adquirir a quantia certa.
Aqui pode estar a diferença entre um simples e um belo gramado.
- Corrija através de uma boa análise do solo. A principal chance de você aplicar os nutrientes necessários é agora;
- Enriqueça-o abundantemente. O principal nutriente no preparo é o fósforo, em segundo o potássio e o nitrogênio;
- Indicamos adicionar matéria orgânica para melhorar a textura do solo e proporcionar longevidade e beleza ao gramado. Opte por uma que garanta a sua pureza. Nunca economize nesta etapa.