Sobre a Grama Santo Agostinho
A Grama Santo Agostinho é também chamada de Grama Inglesa. Ela teve origem na América do Norte e é a mais popular dos três continentes: América do Sul, América Central e América do Norte. Também é muito comum nas regiões mediterrâneas, nas ilhas do pacífico e na Nova Zelândia.
Esta grama adapta-se muito bem às regiões nas quais há constante luz do sol e da mesma forma na meia sombra. Como forma um denso gramado, resiste também aos insetos, evita infestações e combate as ervas daninhas. Beiras de lagos e áreas litorâneas com alta umidade são um indicações constantes para o plantio. Ela cresce muito bem nestas regiões com climas mais tropicais.
Características da Grama Santo Agostinho
As folhas desta grama são planas, pequenas, estreitas, pontiagudas e sem pelagem. A cor dela é verde escura ao crescer forma uma densa e espessa camada.
A tolerância ao sol pleno e o desenvolvimento em áreas de meia sombra são pontos positivos da Santo Antônio. É muito utilizada em pastos, fazendas, sítios e chácaras.
Cuidados com a Grama Santo Agostinho
Os cultivos ideais desta grama são a pleno sol ou em meia-sombra. Os solos mais férteis com constantes adubações, pelo menos a cada quatro meses e com regas regulares.
Esta grama é indicada para locais com muito pouco tráfego de pessoas pois ela é mais frágil e o pisoteio pode estragá-la com facilidade.
Ela se multiplica através das divisões dos rizomas enraizados.
A apara é recomendada durante a primavera e verão, após os 3 cm de altura e deixar pelo menos 1 cm visível. É bom também retirar as folhas mortas para que o visual ressalte o verde mais vivo.
O melhor solo para esta grama é com pH entre 5,0 a 8,5.
Principais Indicações
Jardins residenciais
Condomínios
Empresas
Pasto
Sítios e fazendas
Beira de piscinas, lagos e rios
Gramados em regiões litorâneas
Vantagens
Alta tolerância ao sol pleno e meia sombra
Resistente às ervas daninhas
Fácil plantio e adaptação em áreas de alta umidade como beiras de lagos, rios e piscinas
Boa adaptação em solos com grandes variações de pH
Requer menos fertilizantes
Excelente adaptação à salinidade da água e terra como em regiões litorâneas
Se multiplica mais no verão
Requer pouca manutenção