Sobre a Grama Bermudas
A Grama Bermudas teve sua origem no Oriente Médio, contudo ela ficou conhecida após chegar nas Américas, mais precisamente nas Ilhas Bermuda do Caribe, lá ela é uma espécie muito comum. Esta grama é muito resistente às variações de pH do solo e à seca, também tolera a alta salinidade da água e trânsito intenso de pedestres. Os solos rasos e rochosos não são um empecilho para a Bermudas. Como seu gramado é bem denso, ela é a preferida para campos de práticas esportivas, como golfe, futebol, hipismo, tênis e demais. Ela forma um denso tapete e cresce com muita velocidade e por ser muito resistente às infestações de ervas daninhas, a sua manutenção é menos exigente.
Características da Grama Bermudas
As folhas desta grama são pontiagudas e pequenas. A cor é um verde vivo e a altura é aproximadamente 5 cm. A grama Bermudas é muito tolerante ao calor intenso, à falta de água e ao pisoteio constante e intenso. Por estas peculiaridades ela é a preferida para o uso nos gramados onde os climas são temperados, principalmente em campos esportivos. Nos Estados Unidos, existe uma grama parecida chamada conhecida como Tifway-419, que é uma variante da Gramas Bermudas. A Bermudas é a principal grama é a preferida para os campos de golfe e futebol americano. Também é a grama das regiões de deserto dos Planaltos do Sul e Sudoeste Americano, bem como o Arizona e Texas.
Cuidados com a Grama Bermudas
Esta grama deve ser cultivada sob o sol e em solos férteis. As adubações devem ser semestrais e as regas devem ser regulares. Ela é bem resistente à seca e por isso sobrevive a regas irregulares, mas como boa prática a rega deve ser regular. A Grama Bermudas deve ser aparada quando alcançar os 3 cm e é recomendado fazer a apara durante verão e primavera, pois ela cresce um pouco menos durante o outono e pode entrar em dormência durante o inverno.
Principais Indicações
Campos Esportivos: Futebol, Golfe, Pólo, Críquete
Jardins residenciais
Condomínios
Empresas
Parques
Beira de piscinas
Locais de recreação e Playground’s
Regiões Litorâneas onde há maior concentração de sal no solo e água
Vantagens
Fácil formação de gramado denso
Muito resistente ao pisoteio
Resistente a ervas daninhas e a insetos
Alta tolerância às altas temperaturas e falta de água
Fácil adaptação em vários tipos de solo
Suporte para grandes variações de pH: de ácido, neutro a pH básico (alcalino)
Requer menos irrigação
Alta tolerância a sais e portanto aceita o uso de água salobra e “pesada”
Excelente para regiões litorâneas e aplicações como jardins de casas e condomínios em praia
A mais resistente em solos rasos e rochosos