Sobre a Grama Batatais
A grama batatais é conhecida por diversos nomes: Grama Mato-grosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha, Gramão, Grama de Égua e Grama de Pasto. Esta grama está entre as mais populares do mundo. Originalmente é a grama de pasto e se adapta muito bem a qualquer tipo de clima: equatorial, tropical, subtropical e tropical de altitude.
A Batatais é nativa das Américas e abundante na América do Sul. Ela pode atingir até 30 cm de altura e ser facilmente reconhecida pela seu formato de “V” durante a inflorescência.
Características da Grama Batatais
As folhas da grama batatais são duras, largas, pequenas e sua textura é aveludada. Ela é de fácil adaptação à áreas amplas e grandes terrenos onde que pegam muito sol.
Ela cresce bem rápido e sua resistência aos solos pobres e secos é muito alta. Para o plantio de grandes áreas é a mais vendida. É muito resistente ao pisoteio e por isso é indicada para playground’s e áreas recreativas de muto movimento. O haras também é indicado, pois serve como pasto.
As raízes desta grama são profundas e sua retirada para comércio deve ser feita com enxada e não com máquinas, pois prejudica o formato da placa e o torna irregular. Dada a profundidade de suas raízes ela está entre as preferidas para o plantio de áreas não planas, ela é poderosa para conter a erosão.
Cuidados com a Grama Batatais
Entre os poucos cuidados que esta grama requer há apenas uma recomendação: a poda deve ser feita sempre que a altura das folhas superar 5 cm.
Principais Indicações
Encostas
Taludes
Barrancos
Paredes de açudes
Represas
Ideal para a contenção de erosão do solo
Aterros
Platôs e áreas amplas
Margens e canteiro central de rodovias
Áreas de recreação
Haras
Vantagens
Raiz mais profunda
Contenção de erosão
Suporte para plantio de barrancos, encostas e paredes de açudes
Baixo custo
Boa Resistência
Adapta-se bem a solos pobres e pouco férteis
Resistência à alta incidência de luz do sol e áreas verdes grandes